quarta-feira, 20 de março de 2013

Definições de marketing


No nosso mundo em que vivemos hoje, o marketing esta mais presente do que imaginamos, esse tipo de consumo e convivência pode ser chamado de sociedade de consumo, onde nossas ações podem ser utilizadas como pesquisas de mercado para varias áreas do mercado. Todas as informações são levadas para as empresas que interpretam esses dados e desenvolvem novos produtos, ações publicitarias ou formas de abordagem ao cliente. O ponto forte do marketing é trabalhar com nossos desejos e necessidades, assim fazendo com que o consumidor possa sentir mais atração em comprar o produto em questão.
Os conceitos básicos do marketing podem ser divididos em quatro áreas:

1°Necessidade: A sensação de falta de alguma coisa. As pessoas ou a sociedade realizarão um maior ou menor esforço para realizá-la dependendo do efeito que é exercido sobre nos.

2°Desejo: É caraterizado por ser um sentimento de posse ou conquista. Diferente da necessidade, ela é um fator totalmente humano, pois sofre a influencia de vários fatores. A relação necessidade/desejo deve estar sob o foco da empresa para que avalie seu publico alvo e possa desenvolver produtos e/ou campanhas publicitarias pára atingir o alvo certo
.
3°Troca: No caso da troca, o marketing leva em consideração a utilização do produto/serviço permutado, além de vários aspectos em relação à durabilidade e qualidade
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4°Mercado: Pode ser considerado o local das compras e das trocas, mas hoje se divide em dois aspectos: mercado geográfico e demográfico. O papel do marketing nesse caso é medir a atratividade do mercado e a concentração de consumidores.
Além dos conceitos básicos já citados, pode ser adicionado mais um, a demanda. Ela é a analise de tamanho e potencial de consumo do mercado. Sabendo o tamanho do mercado, a empresa consegue definir seus esforços de marketing.
Par uma empresa, seja ela de marketing ou de qualquer área, ela deve estar atenta as tendencias de mercado, que são os fatos que correm em uma direção ou fluxo por um período ou tempo durável .Todos os produtos acabam por evolução e com o passar dos tempos, se adaptando a tendencias, para que possa sempre estar adaptada ao mercado atual.
Pode se dizer ainda que toda empresa possui dois fatores nos quias encontra diferentes oportunidades:o macro ambiente e o micro ambiente.
O macro ambiente pode ser definido como a união de fatores que alteram o ambiente interno da empresa.
O micro ambiente pode ser definido como um trabalho com forças incontrolaveis que são controladas pelo profissional da área de marketing.Um exemplo pode ser as variáveis de clientes, fornecedores, intermediarios de marketing e os públicos alvos para certos produtos e certas campanhas.


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