A saúde mental pode ser utilizada para melhorar e diagnosticar o desempenho e nível do trabalho que o trabalhador esta executando,além de poder melhorar a estima e vontade de trabalhar do funcionário.Para Dejour (1994),a psicopatologia esta baseada no modelo clássico da fisiopatologia das doenças que afetam o corpo . Baseado neste pensamento, podemos observar pessoas que tendem a trabalhar em excesso e divertir-se muito pouco, ou vice-versa. Mas este comportamento não esta ligado a organização do trabalho. Surtos,neuroses e comportamentos como os citados anteriormente, são próprios da pessoa, ou seja,é desenvolvido ou combatido,ou convivido ao longo de sua vida desde a infância.Existe, hoje uma grande pressão contra a massa trabalhista, isso é uma grande ameaça, uma vez que um trabalhador pressionado não apresenta resultados positivos. Mas esta massa precisa de qualificação, o que se torna uma pressão também, mas pode ser uma pressão positiva, pois um trabalhador especializado em sua área sera útil e produtivo tanto em seu trabalho, como na sociedade, que o enxergara como um individuo determinado, inteligente e culto.
Atualmente, o capital é o que pode fazer mudanças drásticas na empresas e seus empregados. O que vemos hoje é que o estado esta comprometido com novos rumos para as empresas instaladas em seu território pois seus lucros ou relações podem ultrapassar as barreiras nacionais e estabelecer relações internacionais.Se o homem fica muito tempo no trabalho, ele acaba valorizando ar relações fora do trabalho, mas elas, na maioria das vezes, acaba sendo rompida,os laços são corrompidos, o que pode levar a deterioração do caráter da pessoa, uma vez que a pessoa não tem laços afetivos, não tem relacionamentos, logo não tem convivência social e interação.
Hoje em dia vemos muito na imprensa, a preocupação com a qualidade de vida dos trabalhadores, mas o que podemos perceber dessa situação é que ela vem se degradando dia apos dia, muitas vezes relacionadas a doenças pre-diagnosticadas como lesões por esforços repetitivos(LER) ou Distúrbios Osteo musculares (DORT).Relacionado a isso devemos nos perguntar se o trabalho é muito exigido das pessoas, o que pode levar a outo pensamento:o trabalho é a luta pela sobrevivência o trabalho excessivo significa uma sobrevivência excessiva e desumana.
O sofrimento do trabalho, ou o excesso de trabalho pode significar uma luta demasiada pela sobrevivência uma peça de um sistema que depende de trabalhos excessivos que muitas vezes são trabalhos que poderiam ser substituídos por funções menores ou mesmo por maquinas, ou ate mesmo, um esforço desnecessário em um local que desvaloriza trabalhos e funções, ou que valoriza trabalhos e funções inúteis. Tendo em vista esse texto e outros textos que falam sobre a psicologia do trabalho e a saúde mental do trabalhador, podemos concluir que o trabalho deve sempre estar em equilíbrio e de acordo com as necessidades de cada um para que o mesmo não seja infeliz e insatisfeito consigo mesmo,com a família e amigos e com o trabalho.
Nenhum comentário:
Postar um comentário